Além da Nova Luz, a Prefeitura de São Paulo trabalha para desenvolver propostas de revitalização e ocupação de três regiões consideradas “subutilizadas” para conter o espraiamento da zona metropolitana e reduzir os deslocamentos casa-trabalho.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Miguel Bucalem, o objetivo é aproximar a capital paulista do conceito de “cidade compacta”, ou seja, a concepção de promover mais qualidade de vida aos cidadãos por meio de zonas integradas com serviços, empregos, oferta de transporte público e acessível financeiramente a todas as classes sociais para moradia. Ele apresentou as informações durante seminário na C40, conferência que reúne representantes de cidades de todo o mundo em São Paulo.
As regiões mapeadas pela prefeitura são chamadas de “operações urbanas”: Lapa/Brás, Mooca/Vila Carioca e Rio Verde/Jacu. As duas primeiras são no entorno da orla ferroviária, área da cidade que se desenvolveu industrialmente e, segundo a prefeitura, têm oportunidades de ocupação ligadas a comércio, serviços e moradia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário