terça-feira, 26 de abril de 2011

Prefeitura lança projeto de urbanização de favelas do Rio

 A prefeitura lançou nesta terça-feira (27) o projeto Morar Carioca, que pretende urbanizar todas as favelas cariocas em até dez anos. No entanto, moradores de comunidades que foram beneficiadas por outro projeto de urbanização, o Favela Bairro, se queixam de falta de manutenção em algumas áreas.
O Favela Bairro II melhorou a qualidade de vida de muitos moradores do Morro dos Cabritos, na Zona Sul do Rio. O projeto, que começou no ano 2000, pavimentou ruas e construiu cinco mil metros de redes de água e esgoto.
Mas, segundo moradores, muitas obras não foram concluídas e grande parte da comunidade ficou sem receber melhorias.
Um novo projeto da prefeitura promete urbanizar todas as favelas do Rio até 2020. O primeiro passo foi fazer um novo mapeamento das favelas. Pela nova metodologia o número de comunidades catalogadas cai de 1020 para 625, sendo 481 favelas e 144 complexos.
O custo total do projeto é de quase R$ 8 bilhões. Até 2012, durante a primeira fase, R$ 2 bilhões já estão garantidos, para beneficiar 141 mil domicílios.
Além das obras de urbanização, o projeto vai criar uma legislação urbanística para construções, e vai mapear o inÍcio e o fim das favelas para proibir que novas casas sejam erguidas fora dos limites estabelecidos. Serão removidas 122 favelas que estão em áreas de risco. Serão reassentadas 13 mil famílias.
Os projetos de urbanização das comunidades com mais de 100 moradias serão realizadas pelo o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário